51 anos do milésimo gol

Assista a reprodução do gol histórico de Pelé no videogame.

redutea
banner redutea
banner redutea

Há exatos 51 anos o futebol mundial comemorava uma façanha até então nunca vista. Um jogador comemorar o seu milésimo gol. Obviamente o autor deste tento é o maior de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Foi na noite de 19 de novembro de 1969 que o camisa 10 do Santos cobrou às 23h17 um pênalti que marcaria a história do esporte mundial. No duelo entre os paulistas e o Vasco da Gama, no Maracanã, em jogo válido pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa, Pelé fez o gol da virada santista (2x1) e também o número 1000 de sua carreira. O goleiro argentino Andrada foi quem sofreu o gol histórico. 

Naquela época emissoras de tv contrariaram a CBD (atual CBF) e transmitiram o jogo sem autorização. Porém os aparelhos de rádio foram os principais responsáveis por noticiar o feito por todo o Brasil. Logo que a bola balançou as redes, os repórteres e fotógrafos invadiram o gramado enquanto Pelé buscava o objeto que tinha tanta intimidade e lhe dava um beijo. Cercado de dezenas de profissionais ele dedicou o gol as crianças do país. 

Cinquenta e um anos depois a modernidade permiti a reprodução deste lance histórico como um lance de videogame. Seria assim o milésimo gol de Pelé no mundo virtual.

Reprodução: Goal Brasil