Nos pênaltis América faz história na Copa do Brasil

Pela primeira vez o Coelho chega entre os 4 melhores da competição.

Nos pênaltis América faz história na Copa do Brasil
Mourão Panda / América
redutea
banner redutea
banner redutea

“Tú és a glória do esporte nacional!”. Os dizeres do hino do América nunca encaixaram tão bem no momento que vive o clube. Pela primeira vez em sua história o Coelho chega às semifinais da Copa do Brasil, após sofrer um gol aos 49 minutos da etapa final e despachar o Inter nos pênaltis. O time de Lisca havia vencido por 1x0 no jogo de ida no Beira-Rio. Com a classificação inédita o alviverde enfrentará o Palmeiras em busca da vaga na finalíssima.

Em jogo sem grandes lances de perigo e debaixo de muita chuva no Horto o que prevaleceu foi a boa atuação tática do Coelho. Os mineiros seguraram bem a vantagem adquirida na semana passada e impuseram seu ritmo sob os comandados de Abel Braga. O favoritismo do Colorado esbarrou na disciplina do alviverde, mas ainda conseguiu encontrar o gol nos acréscimos. Quando tudo parecia definido, Yuri Alberto achou a bola sobrando na pequena área dos donos da casa e empurrou pro fundo das redes. Com a vitória no apagar das luzes a decisão foi para os penaltis.

Thiago Galhardo, que ontem estava com a Seleção Brasileira, abriu a série para os visitantes e jogou pra fora. Pelo lado americano quem também isolou foi Daniel Borges. Os demais converteram e a vaga foi decidida nas penalidades alternadas. O lateral Uendel cobrou mal e seu erro consequentemente fez história para o América.

Na Copa do Brasil o América estreou em janeiro contra o Santos-AP e avançou com um empate por 1x1. Depois triunfou sobre o Operário-PR, por 2x0, e eliminou os paulistas da Ferroviária (0x0 e 1x0), Ponte Preta (2x2 e 3x1) e o favorito Corinthians (1x0 e 1x1) fazendo história e chegando pela primeira vez às quartas de final. Nesta fase superou o Internacional, com vitória no sul por 1x0, derrota em casa pelo mesmo placar e classificação nos pênaltis. As semifinais serão disputadas nos dias 23 e 30 de dezembro.

Com a vaga assegurada o América soma aos cofres mais R$ 7 milhões, chegando a R$ 17,6 milhões de premiação somente nesta edição milionária da Copa do Brasil. O outro confronto que definirá o segundo finalista da competição será entre São Paulo x Grêmio.